Gramado em maio

0

Gramado é uma cidade que atrai turistas em todas as épocas do ano. Se você está planejando viajar para Gramado em maio e não sabe como a cidade está nessa época do ano ou então, não sabe por onde começar a planejar o seu roteiro, esse post é perfeito para você!

Como é a cidade de Gramado em maio?

Em maio a região da serra gaúcha ainda está em baixa temporada. A cidade de Gramado está mais calma e tranquila. É comum que no final de semana do dia das mães, o segundo final de semana do mês, a cidade tenha mais movimento. Nesse mês também é celebrada a Festa da Colônia, em homenagem aos povos que colonizaram Gramado.

As temperaturas já não estão mais tão altas em comparação ao mês de abril, por exemplo. O outono está no seu auge, o que gera temperaturas na média de 15°C.

Fonte: Cleiton Thiele

Vantagens de ir para Gramado em maio:

  • Baixa temporada – a cidade está calma e tranquila, o que facilita para aproveitar os pontos turísticos, restaurantes e parques;
  • Promoções – por a cidade estar com menos turistas que o normal, é comum que hotéis, restaurantes e parques façam promoções com até 50% de desconto;
  • Temperaturas amenas – com o auge do inverno, as temperaturas não estão tão baixas e nem tão altas, o que torna o clima perfeito para passeios ao ar livre;

Clima

Em maio, a temperatura da cidade já começa a ter as máximas mais baixas, em torno de 18°C. Já as mínimas estão próximas de 10°C. Nessa época do ano, a chance de chuvas não é tão alta e o outono está no seu auge.

Confira as temperaturas de uma semana do mês de maio em Gramado:

Fonte: Accu Weather

Apesar de essas serem as temperaturas mais comuns da cidade durante o outono, é importante ressaltar que o clima no Rio Grande do Sul costuma mudar muito rápido. É possível que o dia amanheça com 8°C e pela tarde tenha máximas de 27°C, por exemplo. O ideal é estar preparado para as mudanças climáticas durante o dia.

Eventos

Apesar de essa época do ano ainda ser baixa temporada na serra gaúcha, o mês de maio costuma ter comemorações específicas na cidade de Gramado.

No segundo domingo do mês é comemorado o dia das mães. É comum que muitas famílias viagem para a cidade nessa data para aproveitar a variedade de restaurantes e pontos turísticos da cidade. Não significa que ela ficará lotada, mas terá mais movimento que nos dias normais de maio.

Outro evento muito conhecido na cidade em maio é a Festa da Colônia. A festa celebra os povos que colonizaram a cidade, mais especificamente os alemães e italianos. É comum a venda de produtos coloniais feitos diretamente pelos descendentes desses imigrantes. Além disso, outra atração comum são as apresentações de grupos folclóricos. Nessa época é indicado visitar a Praça das Etnias, que reúne artesanatos feitos por descendentes de imigrantes e também os famosos cafés coloniais da cidade.

Fonte: Gnb Turismo

O que levar na mala?

Para aproveitar ao máximo a viagem para Gramado em maio, recomendamos que você leve algumas mudas de roupas para o frio também, além de roupas mais leves. O ideal é ter blusas de manga comprida, calças e também um casaco que seja mais pesado, já que durante as manhãs e noites a temperatura cai bastante.
Como a temperatura na serra gaúcha costuma variar bastante durante o dia, recomendamos que na mala não falte blusas mais leves, além de calçados fechados para curtir um bom dia em Gramado.

Gastronomia

Em maio já está chegando a famosa época de comer fondue. Com as temperaturas diminuindo cada vez mais, é comum que aumente a procura por esse tipo de restaurante. Indicamos alguns fondues na cidade que oferecem descontos incríveis para a sua viagem. Confira no site.

Também muito popular nessa época do ano, os cafés coloniais possuem fartura na variedades de pães, salgados, tortas e doces em geral. Os cafés coloniais fazem sucesso entre todas as idades. Também indicamos alguns restaurantes da cidade, confira.

Além disso, essa pode ser uma ótima oportunidade para experimentar as pizzarias temáticas da cidade, que também oferecem opções de descontos nessa época do ano. Além de pizzas com sabores únicos e decorações temáticas que variam entre as pizzarias, você com certeza vai se encantar com cada restaurante, vivendo uma experiência única em cada um deles. Entre as pizzarias que recomendamos estão a Cara de Mau, a Héctor e a Kongo.

Passeios

Para Gramado em maio, indicamos passeios ao ar livre para curtir a paisagem da cidade no outono. Além de visitar o clássico Lago Negro, também indicamos lugares gratuitos como nesta lista.

Além disso, uma bela opção de passeio em maio é conhecer a cidade de Bento Gonçalves, próximo a Gramado. A cidade está localizada a 109,9 km e é o lar das vinícolas do Rio Grande do Sul. Lá você pode visitar as vinícolas da cidade, experimentar os vinhos e conhecer a produção de vinho. Confira o guia que fizemos sobre Bento Gonçalves aqui.

Existe alguma desvantagem em ir para Gramado em maio?

Para decidir a época do ano para visitar uma cidade é importante pesquisar muito. Gramado em maio é indicado para quem gosta de uma cidade mais tranquila, sem muito agito mas também sem perder a graça, com muitas atrações turísticas, restaurantes e opções de lazer. Além disso, o clima ainda não está no auge do inverno, então não conte com temperaturas extremamente baixas.

Porém, se você prefere a temperatura baixa, perfeita para curtir um bom vinho e um fondue da serra gaúcha, o ideal seria adiar a viagem por mais um mês e esperar até junho, época que a cidade tem as temperaturas mais baixas do ano e consequentemente se torna a alta temporada.

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´