Guia completo

NATAL LUZ
2023

Veja quais são as principais atrações pagas e gratuitas. Confira informações completas sobre o maior evento do ano em Gramado!

Natal Luz em 2023

Ah, o natal… Existe uma época do ano tão mágica e de amor quanto o Natal? Essa é uma pergunta que muitos vão dizer que não. As pessoas se preparam durante o ano para antever essa data tão querida, afinal, quem quer deixar a chance de viver momentos únicos em família passar em branco?

 

Claro que quando falamos de experienciar o verdadeiro clima natalino, o primeiro lugar que vem à mente de muitas pessoas é o Natal Luz em Gramado. A decoração que toma as ruas, lojas, restaurantes, parques, mais as inúmeras atrações e festivais são um grande atrativo para turistas do Brasil e do mundo todo!

 

Em 2023 não será diferente, desde o dia 26 de outubro deste ano até o dia 21 de janeiro de 2024, a 38ª edição do primeiro evento natalino do Brasil irá abrir os trabalhos.

Vale ressaltar que o auge do Natal Luz é do início do mês de dezembro ao início do mês de janeiro. Se você quer curtir todas as atrações sem estar no meio de um mar de gente, é recomendável apreciar o Natal Luz antes desses meses.

 

Se você ainda não começou a arrumar as malas para sentir na pele o que é a verdadeira magia do Natal, digo que o momento é agora! A procura é grande, as reservas vão ficando cada vez mais disputadas, e acredito que você que está aqui lendo não quer perder nada, não é mesmo?

 

Pode ficar tranquilo(a), o Laçador de Ofertas vai facilitar toda a sua preparação para conhecer o que vai rolar no Natal Luz de 2023 e, claro, com aquela generosa pitada de economia que sempre te ajuda muito nessa jornada de desbravar os encantos da belíssima Gramado e toda a Serra Gaúcha. Vamos nessa?

Programação Natal Luz 2023

De 26 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024

Atrações gratuitas

Vila de Natal

Um agradável vilarejo que fica situado na Praça da Etnias que conta com a presença de artistas e artesãos, a casa do bom velhinho que espera a todos que querem conhecê-lo. O local ainda possui o palco para os artistas se apresentarem, um espaço bem aconchegante para aqueles que querem fazer uma boquinha e também comprar lindas peças de artesanato que os artesãos comercializam.

 

  • Local: Praça das Etnias
  • Horário: Todos os dias, das 09h às 21h

Parada de Natal

O Papai Noel acompanhado de seus ajudantes, a banda de soldadinhos de chumbo e incríveis acrobatas e malabaristas marcam presença na Avenida Borges de Medeiros com muita alegria, dança e cantigas de natal. Acompanhe a Parada de Natal de pertinho, se envolva e ganhe lembrancinhas do Papai Noel.

  • Local: Avenida Borges de Medeiros
  • Horário: Sextas, sábados e domingos a partir das 15h

Show de Acendimento

Todos aguardam pelo acendimento das luzes de natal em frente ao Palácio dos Festivais, o Papai Noel e seus ajudantes protagonizam um momento único ao cair da noite. Atendendo a pedidos, o bom velhinho ilumina toda a cidade de Gramado, revelando uma aparência nova e totalmente apaixonante da mesma.

  • Local: Em frente ao Palácio dos Festivais
  • Horário: Todos os dias às 20h

Palco Rua Coberta

As tradições do Natal rolam soltas em um dos principais pontos turísticos de Gramado, diversas apresentações acontecem na Rua Coberta e você tem a oportunidade de aproveitar tudo isso e, de quebra, visitar as inúmeras lojas para levar lembranças pra casa e para a família, bem como saborear muitos doces natalinos que deixam todos que passam pela Rua Coberta com água na boca.

  • Local: Rua Coberta
  • Horário: Todos os dias e horários (com atrações musicais a partir das 19h)

Tannenbaumfest

Os pinheiros são um símbolo do natal, em Gramado obviamente não será diferente. A cidade realiza um tradicional evento que convida todos para uma competição de decoração de pinheirinhos de natal que ficam ao longo da Avenida Borges de Medeiros, desde famílias a empresas podem participar ajudando a embelezar ainda mais a cidade mais querida do Rio Grande do Sul. A Tannenbaumfest ocorre no 2ª final de semana do Natal Luz e sua decoração permanece lá até o final do mesmo, ou seja, dia 21 de janeiro.

  • Local: Avenida Borges de Medeiros
  • Horário: Dia 04/11 (sábado) às 16h

Orquestra Sinfônica de Gramado

O concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Gramado é desejado por todos que estão lá e que param para ouvir toda a harmonia musical que ecoa pelas ruas da cidade. Se o natal já une tanta gente, imagina com música! É o lugar perfeito para estar ao lado de quem você gosta e compartilhar momentos para a vida toda.

Corrida e Caminhada de Noel

A maratona natalina tem o objetivo de promover a saúde e o bem estar, incentivando todos a adotarem as práticas de exercícios físicos. Serão oferecidas medalhas para todos os participantes que se inscreverem e participarem do evento, troféus serão entregues nas premiações por categoria da modalidade de corrida. Os inscritos no evento vão ganhar um kit Noel para participarem da maratona à caráter.

  • Local: Largada e chegada na frente da Rua Coberta
  • Entrega de Kits: 
    • Dia 25/11 (sábado) das 15h às 18h30 na Expogramado;
    • Dia 26/11 (domingo) das 06h30 às 07h15.
  • Horários: 08h largada Corrida de Noel de 5km e 10km;

Atrações pagas de Natal Luz

São muitas atrações para apreciar em Gramado, né? Mas não para por aí, a cidade ainda possui eventos que deixam qualquer um de queixo caído e proporciona uma imersão no mundo natalino único. Veja a seguir outros eventos que vão te surpreender ainda mais

A Fantástica Fábrica de Natal

A Fantástica Fábrica de Natal é um magnífico musical que conta a história de uma criança que é levada para a Fábrica de Natal por um anjo e, assim, pode acreditar na magia do natal fazendo com que tudo ao redor da criança torne-se vivo. Prepare-se para encontrar o Papai Noel e suas renas, duendes, bonecas, soldadinhos e muito mais! Evento ideal para levar a criançada e ensinar o verdadeiro espírito de natal.

  • Local: Centro de Eventos Expogramado, Pavilhão 3
  • Horário: Terças e sextas às 21h (exceto dias 10/11 e 17/11 que ocorrerá nos sábados 11/11 e 18/11) 

Nativitaten

Um dos momentos mais importantes do Natal Luz, o Nativitaten celebra o nascimento de Cristo, um momento em que todos se reúnem para compartilhar o bem da fé e encontrar a paz interior ao lado de pessoas queridas. O show vai te levar para uma viagem inesquecível por meio de um musical que te contará toda a história da criação do universo e o seu Criador, também irá narrar outros períodos que estão enraizados na nossa história. Espetáculo de luzes, trilhas sonoras, carros de alegoria e muitas outras experiências te esperam.

  • Local: Lago (área externa), Centro de Eventos Serra Park, Rua Henrique Belotto, Três Pinheiros, Gramado-RS
  • Horário: Quartas e sábados às 21h (verificar exceções no mês e novembro no site oficial do Natal Luz).

O Reino do Natal

Esta atração fará você mergulhar por completo na história do natal, as apresentações ao vivo com diversas cenografias repletas de personagens encantadores e tudo isso acompanhado de muita música e efeitos especiais. O programa perfeito para levar a família toda e se apaixonar ainda mais pelo natal.

  • Local: Centro de Eventos Expogramado, Pavilhão 2;
  • Horário: de quarta a segunda às 10h, 10h45, 11h30, 13h30, 14h15, 15h, 15h45, 16h30, 17h15 e 18h.

O Grande Desfile de Natal

Mais uma tradição no natal Gramadense, o Grande Desfile de Natal mais uma vez irá mostrar a sua riqueza e espalhar toda sua magia na pista e realizar um deslumbrante desfile com enormes carros alegóricos, figurinos arrasadores, fantasias, personagens históricos, dança e tudo de bom que você pode imaginar.

  • Local: Centro de Eventos Expogramado, Desfilódromo coberto (área externa);
  • Horário: Quintas e domingos às 21h (exceto 23/11 que não ocorrerá e sim no dia 22/11).

Light of Christmas

A Orquestra Sinfônica de Gramado convida você para um maravilhoso concertshow, com as mais belas trilhas sonoras, em um espetáculo envolvente que, aquecerá os corações, trazendo uma mensagem de renovação e esperança. Em um momento imperdível e muito especial. O show, que acontecerá no mágico palco da Fantástica Fábrica de Natal, em um cenário incrível e lúdico, terá participação especial de grandes solistas de renome nacional e internacional, com coral, bailarinos e banda.

  • Local: Centro de Eventos Expogramado – Pavilhão 3;
  • Horário: Dias 13/11, 27/11, 18/12, 25/12 e 01/01 às 20h.

Bustour Illumination

Além de todos esses shows você também pode se aventurar no Bustour e embarcar em uma viagem para conhecer e desfrutar ainda mais a cidade de Gramado e Canela. O Bustour nessa época do ano estará todo tematizado e bastante animado, tornando a jornada bem divertida e prazerosa. Passeie com estilo pela Serra Gaúcha!