Blog Laçador de Ofertas

Festa da Colônia de Gramado

A Serra Gaúcha carrega consigo a cultura de três grandes países da Europa. Não à toa é conhecida como a Europa em meio ao Brasil, onde as expressões culturais, como a gastronomia, arquitetura, música e danças, estão presentes em diversos ambientes tradicionais da cidade. Conheça a Festa da Colônia, o evento anual que celebra a influência dos alemães, italianos e portugueses na cidade.

Sobre o Evento

Um evento único que junta toda a cultura dos povos, que vieram da Europa, em um só lugar. Assim pode se conceituar a Festa da Colônia, um momento onde pode se conhecer a fundo as culturas coloniais de Gramado, com influências na arquitetura, artesanato, dança e música, e principalmente a gastronomia, que apresenta as cucas, bolos, tortas, linguiças, doces e muito mais. O evento ocorre anualmente, sempre no mês de maio – exceto em 2021, que foi em outubro, e 2020 que não ocorreu –, e movimenta a cidade atraindo turistas de toda a América Latina.  

A 32ª Festa da Colônia

Essa edição acontecerá de 27 de abril a 14 de maio na Expogramado, com entrada gratuita. Será, como nas outras edições, momentos para celebrarmos a produção rural e agroindustrial da região, oportunizando aos colonos ofertarem e mostrarem ao público todos os seus trabalhos gastronômicos e de artesanato. Além disso, não podemos nos esquecer de comentar sobre como fica o clima da cidade, que se prepara toda para ser o mais receptiva possível, com diversas atrações como: 

Feira de Produtos

Encontre todos os produtos coloniais da região,  das três colônias. Tem todo tipo de produto caseiro e artesanal, como mel, queijo, chá, facas artesanais, salames, pães, doces, licores e muito mais.

Créditos: Festa da Colônia

Festa dos Espantalhos

  Logo que você chegar a cidade já encontrará uma decoração pra lá de peculiar e carismática. Os espantalhos, estilizados pelas empresas da região, tomam a Av. Borges de Medeiros. A Festa dos Espantalhos é um concurso, no qual o espantalho mais criativo receberá um Espantalho de Cristal, das Cristais de Gramado. 

Créditos: Festa da Colônia

Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português

A memória dos primeiros colonizadores da região é apresentada aqui. É ideal para quem quer conhecer toda a história do município, com objetos antigos, vestimentas, escritos, documentos e registros históricos.

Créditos: Festa da Colônia

Desfile de Carretas

As carretas puxadas por bois são personagens muito importantes na cultura da colônia. Por isso, durante a Festa da Colônia, diversas carretas da região ficam decoradas com elementos das colônias. E o melhor ainda, ocorre um desfile com as carretas em dois domingos (07/05 e 14/05), às 16h, na principal avenida da cidade, a Avenida Borges de Medeiros. O trecho percorrido pelo desfile fica entre a Expogramado e a esquina com a Avenida das Hortênsias. 

Créditos: Festa da Colônia

Escolha das Soberanas

Um momento para relembrar a celebração comunitária da cidade de Gramado, a Festa das Hortênsias, realizada no ano de 1958. Diversas rainhas e princesas chegam do interior da região para serem as escolhidas para se tornarem as Soberanas da Festa da Colônia. Elas ficam com diversas responsabilidades em relação ao evento, como as celebrações de abertura, fechamento e divulgação do evento.

Créditos: Festa da Colônia

Espetáculo Origens 

Este é para quem gosta de um verdadeiro espetáculo. Com muita música, danças e teatro, o Espetáculo Origens apresenta personagens das três etnias, que contam aos espectadores todo o dia-a-dia dos colonos, seus sonhos e todos os desafios vividos por essas pessoas que movimentam a cidade de Gramado. O Espetáculo Origens terá duas apresentações, uma no dia 30 de abril e outra no dia 14 de maio, ambas às 20h.

Créditos: Festa da Colônia

Escolinha Rural

O espaço perfeito para a criançada. Com visitas guiadas, oficinas de brinquedos, pinturas, e até mesmo Cozinhas da Oma e Nonna. Uma experiência única para os pequenos conhecerem a cultura italiana e alemã.

Créditos: Festa da Colônia

Jogos Rurais

Diversão para quem gosta de jogos. São cinco competições que ocorrem no próprio complexo da Expogramado. Tem de tudo: bocha masculino e feminina; canastra; 3 setes e 66.

Créditos: Festa da Colônia

Apresentações artísticas

Apresentações culturais é o que não falta na Festa da Colônia. No Palco Pró-Cultura, na Expogramado, ocorrem grupos de danças, corais e bandinhas que vão te encantar.

Créditos: Festa da Colônia

Gastronomia

A Festa da Colônia sempre está de mesa cheia. Você encontra nos restaurantes Cozinha da Oma, Cozinha da Nonna, Bier Platz, Wolff’s Caféhaus e Fornos de Barro, além da Feira de Produtos. Você pode encontrar as tradicionais comidas alemãs, como a feijoada alemã; salsicha bock; chucrute; purê de maçã; chopp; bolinhos de batata; cucas e muito mais.  Além disso, a comida italiana não fica para trás, com os seus galetos, massas, polentas, variados doces, pães, salames e queijos.

Créditos: Festa da Colônia

E aí, curtiu o post?

Gostou de ver o que te espera na 32ª Festa da Colônia de Gramado? Pode ter certeza que a cidade estará pronta para te receber da melhor forma possível, e não deixe de forma alguma de conferir as expressões culturais das três etnias que vieram da Europa. Utilize o site do Laçador de Ofertas para garantir descontos em ofertas da Região de Gramado, você vai aproveitar muito e pagar menos.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias

Receba os melhores descontos para Gramado

Open chat