5 doces típicos do Rio Grande do Sul

0

Sempre que pensa na gastronomia gaúcha, apostamos que a primeira coisa que te vem à mente é o tradicional churrasco… E se te dissermos que este não é o único prato delicioso do Sul? Os gaúchos são bons para muito além do churrasco: nossa gastronomia viaja pelos vinhos da Serra até os bons doces da mesa da vovó.

E falando em doce, esse é o assunto de hoje! Que tal uma viagem conhecendo os doces mais saborosos do Sul? Conheça 5 doces típicos do Rio Grande do Sul.

1 – Arroz-doce

O arroz-doce, ou arroz de leite, é um prato de origem asiática trazido para o Brasil pelos portugueses com um novo elemento: a canela. Consumido em diferentes regiões brasileiras, o que o faz um prato típico gaúcho é seu preparo com o leite de vaca, diferente do nordeste que costuma utilizar o leite de coco.

A sobremesa consiste no cozimento do arroz com o leite. E os toques cítricos de cascas de limão, laranja e canela são o contraste perfeito para o sabor doce da sobremesa. Vale a pena experimentar!

Doces típicos do Rio Grande do Sul
Fonte: Vix

2 – Ambrosia

Um doce divino muito anterior a nós, nascido na Grécia Antiga, era considerado o “manjar dos Deuses”, que dava imortalidade àquele que o provasse, segundo a mitologia grega. No Brasil, foi trazido pelos portugueses e tornou-se um prato típico tanto dos mineiros como dos gaúchos. Feita a base de ovos batidos, cozidos em leite, a ambrosia é um doce de colher maravilhoso.

Doces típicos do Rio Grande do Sul
Fonte: Receita do dia

 

3 – Sagú de vinho

A mistura adocicada entre o vinho e a mandioca é o resultado da experiência de dois irmãos alemães, chamados Lorenz, que fundaram a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina e que, ao chegar na Serra Gaúcha, deu origem a um prato típico, o sagú.

Como um caviar doce, o sagu é um prato de sabor próprio que consiste em bolinhas cozidas com o vinho, que trazem o gostinho da uva com uma textura cremosa, para comer de colher. O toque especial é o creme de baunilha por cima, uma delícia!

Doces típicos do Rio Grande do Sul
Fonte: Receitas de Corujas

4 – Chimia

A chimia, ou Schmier, que significa “algo pastoso” em alemão, também foi trazida pelos imigrantes alemães. Essa geleia alemã foi a forma encontrada pelos imigrantes de manter o sabor das frutas que eram colhidas apenas uma vez ao ano.

Um ótimo recheio para os pães, a chimia é uma tradição na mesa das vovós gaúchas. Pode ser feita com as mais diversas frutas, como goiaba, uva, maçã, figo, morango, abóbora, entre outras.

Doces típicos do Rio Grande do Sul
Fonte: Campo Grande News

 

5 – Cuca

A cuca é um bolo/doce trazido pelos imigrantes alemães para o Rio Grande do Sul, principalmente para a Serra Gaúcha. É o lanche perfeito para um café da tarde, e tem até quem gosta de comer cuca junto às refeições, como o churrasco! Se destaca, principalmente, pela sua variedade de recheios e a crocância que conquista qualquer um! Chocolate, goiabada, doce de leite, leite condensado… São apenas alguns dos sabores. Experimente!

Doces típicos do Rio Grande do Sul
Fonte: Jornal Sentinela

 

Esperamos que tenha gostado dessa lista com cinco doces típicos do Rio Grande do Sul, mas nada melhor do que visitar o Sul e se deliciar com todos esses sabores especiais. Por isso, aproveite e também Descubra um roteiro gastronômico em Gramado e Canela!

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´