Blog Laçador de Ofertas

Como é o clima na serra gaúcha durante o ano?

Clima da serra gaúcha durante o ano

A Serra Gaúcha é uma região muito conhecida pela beleza de seus pontos turísticos, pela cultura herdada dos imigrantes europeus e, claro, pelas baixas temperaturas que, no inverno, chegam a registros negativos nos termômetros!

Mas se engana quem pensa que a Serra só é um lugar para visitar somente nas estações mais frias: o clima é convidativo o ano todo. Quer ver? Então confira abaixo um pouco sobre como é a Serra em cada uma das estações ao longo do ano!

Outono

É no outono que as folhas caem dando cor às ruas da Serra em um clima de pré-inverno. Como é o período de transição do verão para o inverno, é comum que os dias ainda tenham temperaturas amenas, com amanhecer e noites mais frias. Nesta época, a principal atração é a Páscoa, perfeita para saborear os tradicionais e deliciosos chocolates da região.

Clima da serra gaúcha durante o ano
Fonte: Viajando por aí

Inverno

Como já falamos, a temporada de inverno é uma das mais procuradas pelos turistas devido ao frio intenso da região. O período de julho a agosto é marcado pelas temperaturas baixíssimas, podendo até nevar!

Para quem quer conhecer o friozinho da Serra, a dica é aproveitar para visitar as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves nesse período e fazer algumas atividades, como:

  • Conhecer o Festival de Cinema de Gramado, que ocorre anualmente em agosto;
  • Degustar queijos e vinhos e fazer um passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves;
  • Experimentar a culinária da região, em especial os pratos quentes, como fondues, sopas e chocolates quentes.
Clima da serra gaúcha durante o ano
Fonte: O que fazer em Gramado

 

 

Primavera

Ao contrário do inverno, em que os dias são mais curtos, podendo anoitecer antes das 18h, na primavera os dias começam a se tornar mais longos e ensolarados. É nesse período que as árvores e jardins começam a florescer, dando um charme especial às ruas das cidades. As temperaturas ficam bastante amenas, podendo variar entre 15ºC e 20ºC.

Nesse período, é comum as cidades da região fazerem festivais típicos de primavera, além de ser uma ótima opção admirar a paisagem florida dos principais pontos turísticos, como o Lago Negro e o Parque da Lavanda em Gramado, e também o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Clima da serra gaúcha durante o ano
Fonte: Edgony Online

Verão

Por fim, o verão! Ao contrário do que se pensa, na Serra não faz frio o ano todo. No verão as temperaturas costumam ser mais altas, com média de 25ºC. A vantagem, porém, é que o calor excessivo da capital gaúcha não aparece por lá. Portanto, para quem quer fugir do calor e do agito das praias, visitar a Serra Gaúcha pode ser uma ótima opção!

Neste período, a dica é que você aproveite tanto a calmaria da natureza, visitando lugares como o Parque das Cachoeiras, entre Canela e São Francisco de Paula, como admirar os espetáculos de luzes e cores do Natal Luz de Gramado.

Clima do ano inteiro Gramado
Fonte: Um pouquinho de cada lugar

Agora você já sabe que a Serra Gaúcha pode ser visitada durante o ano todo, oferecendo atrações incríveis em qualquer estação. A dica é escolher a sua preferida e organizar os passeios que você mais gosta. Independentemente da estação, temos certeza que você vai amar conhecer cada cantinho da região!

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias

Receba os melhores descontos para Gramado

Open chat