Os melhores passeios gratuitos em Gramado

0

Gramado é uma cidade com muitas atrações, mas você sabia que existem muitas opções de passeios gratuitos para curtir? Confere a nossa seleção com os melhores passeios gratuitos em Gramado.

Lago Negro

Muito famoso na cidade, o Lago Negro é um dos pontos turísticos mais procurados pelos viajantes. O local irá fazer você se sentir em um pedacinho da Europa, com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha.
Originalmente, o Lago foi criado artificialmente em 1940, para preservar um incêndio que havia acontecido no local.

Além de aproveitar a paisagem e curtir a beleza do Lago, você também terá a oportunidade de andar no famoso pedalinho, que custa R$30,00 por pessoa.

Onde fica: Rua A.J. Renner
Horários de funcionamento: aberto todos os dias, 24h.

Lago Negro
Fonte: Viagem e Turismo

Museu do Perfume

O Museu do Perfume conta a história de toda a Perfumaria Mundial, da Antiguidade até os dias atuais. O museu também destaca as personalidades que foram importantes para a construção da Perfumaria.
Inaugurado em 1995, mesmo ano em que a Fragam inaugurou também a sua loja, o Museu traz as fragrâncias naturais da serra gaúcha para dentro dos frascos de perfume, tornando a experiência única e sensorial.

Onde fica: Av. das Hortênsias, 3662
Horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 17h.

Museu do Perfume
Fonte: Fragam

Praça das Etnias

Localizada próxima ao centro da cidade, a Praça das Etnias além de muita história, também reúne atrativos para um ótimo passeio gratuito em Gramado.

Como o próprio nome já diz, a Praça das Etnias conta a história dos povos que colonizaram a cidade, principalmente os povos italianos, portugueses e alemães.

Além disso, na Praça das Etnias está localizada a Casa do Colono, um espaço que reúne a venda de pães e cucas e também artesanatos feitos pelos próprios imigrantes da cidade.

Onde fica: Av. Borges de Medeiros, 1848.
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Praça das Etnias
Fonte: Família Petroski

Fonte do Amor Eterno

Localizada ao lado da Igreja Matriz, a Fonte do Amor Eterno é famosa por seus cadeados onde os casais declaram o seu amor um pelo outro. O ritual é simples: você fecha o cadeado na fonte e joga a chave na água! Assim o seu amor durará para sempre.

O passeio é uma ótima pedida para os casais.

Onde fica: Rua Ângelo Bisol, 260
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Fonte do Amor Eterno
Fonte: Eu Amo Gramado

Rua Torta

A Rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta, foi inspirada na famosa rua da Califórnia, a Lombard Street, cenário de vários filmes famosos. Ou seja, a rua é um pedacinho da Califórnia dentro de Gramado. Massa, né?

A Rua Torta é um passeio que todas as idades curtem, porque a sua beleza encanta a todos. E também está próxima ao centro da cidade, o que facilita ainda mais para o turista continuar o seu roteiro de passeios por Gramado!

Onde fica: Rua Emílio Sorgetz, 120
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Rua Torta
Fonte: Hotéis Fioreze

Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier é um ótimo passeio gratuito em Gramado, seja para curtir o friozinho da cidade ou também para tomar um chimarrão no verão.

O lago homenageia Joaquina Rita Bier, uma imigrante que nos anos de 1870 comprou alguns dos terrenos que hoje são o centro da cidade de Gramado.

Uma curiosidade sobre o lago é que ele foi construído à mão, com picaretas e pás.
No Natal, o local recebe também os espetáculos do Natal Luz.

Onde fica: Rua Leopoldo Rosenfeldt
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Lago Joaquina Rita Bier
Fonte: Tripadvisor

Avenida Borges de Medeiros

Uma das principais ruas de Gramado, a Borges de Medeiros abriga todos os tipos de atrações da cidade. De restaurantes à lojas, a avenida é um ótimo passeio gratuito para conhecer um pouco mais da cidade mais bonita da serra gaúcha.

Assim como toda a cidade, no Natal a rua é decorada com muitas árvores, flores e luzes, que farão você se sentir em um verdadeiro conto de fadas!

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Avenida Borges de Medeiros
Fonte: Stillo Gramado

Palácio dos Festivais

Localizado na Avenida Borges de Medeiros, o Palácio dos Festivais é famoso por ser o local onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. Na época do Festival, em agosto, é comum ver famosos passeando pelo Palácio.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 2697
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 22:30h

Palácio dos Festivais
Fonte: BrasilTuris

Cristais de Gramado

A serra gaúcha é famosa por seus cristais, e Gramado possui um passeio gratuito para quem gosta de admirar as pedras preciosas da região. Com mais de 18 mil peças expostas, a fábrica oferece um show de produção de cristais ao vivo. Você também pode visitar a loja dos cristais, e aproveitar para comprar uma lembrancinha do local.

Onde fica: Rod. RS 115, KM 36, 36161
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 08:30h às 17:30h.

Cristais de Gramado
Fonte: Mala Pronta Gramado

Estátua do Kikito

A Estátua do Kikito é uma réplica do troféu entregue para os artistas no famoso Festival de Cinema de Gramado. O Kikito representa o “Deus do bom humor” idealizado pela artista Elisabeth Rosenfeld na década de 1960.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Estátua do Kikito
Fonte: Tripadvisor

Rua Coberta

A famosa Rua Coberta não poderia ficar de fora da lista. Localizada na Avenida Borges de Medeiros, a Rua Coberta reúne restaurantes e lojas famosos em Gramado. É um lugar encantador, principalmente durante o Natal, onde a rua fica totalmente decorada.

Onde fica: Av. Borges de Medeiros
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Rua Coberta
Fonte: Portal Gramado

Igreja São Pedro

A Igreja São Pedro está localizada na Avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado. Com uma belíssima arquitetura, a Igreja encanta a todos que passam por ela. Em seu jardim estão as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus de um lado e do outro um lindo jardim que enche os olhos de quem vê. A Igreja também fica decorada no Natal, com shows de luzes todas as noites.

Onde fica: Av. Borges de Medeiros, 2659
Horários de funcionamento: Diariamente, das 7:30h às 21h.

Igreja São Pedro
Fonte: Eu amo Gramado Oficial

Mirante Vale do Quilombo

No caminho de Gramado para Canela, é impossível não se encantar com o Vale do Quilombo, com aproximadamente 850 metros de altura. O local possui um mirante que é perfeito para apreciar a vista da natureza e tirar belas fotos. O ideal é visitar o lugar em um dia sem neblina, para curtir toda a paisagem que o Vale do Quilombo pode oferecer.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, Estrada Gramado/Canela
Horários de funcionamento: todos os dias, 24h.

Mirante Vale do Quilombo
Fonte: Portal Gramado

Pórtico via Nova Petrópolis

É o pórtico mais famoso de Gramado. Recebe os visitantes que viajam pela Rota Romântica, completando o espetáculo que é a paisagem da rota. Construído em 1973, o pórtico é um ponto obrigatório para tirar belas fotos.

Onde fica: Rodovia ERS-235
Horários de funcionamento: todos os dias, 24h.

Pórtico via Nova Petrópolis
Fonte: Portal Gramado

Pórtico via Taquara

Como se não bastasse um, Gramado possui o seu segundo pórtico que também é uma parada obrigatória para os visitantes que optam pela rota mais curta até Gramado. Inaugurado em 1992, o pórtico via Taquara tem inspiração alemã e deixa suas fotos na serra gaúcha ainda mais bonitas. Os dois pórticos de Gramado também são decorados durante o Natal.

Onde fica: ERS 115
Horários de funcionamento: todos os dias, 24h.

Pórtico via Taquara
Fonte: MystrasCo

Igreja do Relógio

Construída em 1961, a Igreja do Relógio também é um ponto turístico da cidade de Gramado. Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a Igreja possui um verdadeiro cartão postal como paisagem. Seu nome deriva do relógio construído no topo da igreja, com a intenção de toda a cidade conseguir visualizar as horas através dele. A igreja possui cultos aos domingos, às 9:30h.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 1350
Horários de funcionamento: todos os dias, das 8:30h às 18h.

Igreja do Relógio
Fonte: Portal Gramado

Fábrica de Chocolates Prawer

A famosa loja de chocolates Prawer possui uma fábrica em que a visitação é gratuita. O passeio é uma ótima pedida para ser feito em família, já que a atração encanta a todas as idades. Além de conhecer todo o processo de criação do primeiro chocolate artesanal do Brasil, também é concedida uma degustação dos chocolates ao final do passeio.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 4100
Horários de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17:30h.

Fábrica de Chocolates Prawer
Fonte: Tripadivisor

Play House Florybal

Apesar de ser localizado em Canela, o Play House Florybal merece estar na lista de passeios gratuitos. Por ser um parque de diversões dentro de uma loja temática, a entrada é gratuita. Entre as diversas opções para entretenimento do parque, a principal é a patinação no gelo de chocolate.

Onde fica: Av. Don Luiz Guanella, 264
Horários de funcionamento: Quintas à terças, das 10h às 18h.

Play House Florybal
Fonte: TripAdvisor

Gramado Golf Club

O campo de golf de Gramado também é uma ótima opção para um passeio gratuito na cidade. Considerado um dos mais belos do Brasil, o campo possui grama natural, dando ainda mais beleza para a natureza do lugar.

Onde fica: Estrada do Mato Queimado, KM 7
Horários de funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 18h.

Gramado Golf Club
Fonte: Gramado Experience

Vinícola Masotti

Uma das mais famosas vinícolas de Gramado também possui visitação gratuita. Nela, você pode conhecer todo o processo de criação de vinhos e sucos feitos com a tradição da família Masotti.

Onde fica: Rua Antônio Benetti Sobrinho, 2200
Horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados das 13h às 17h.

Vinícola Masotti
Fonte: Gramado Magazine

Caminho das Estrelas

O Caminho das Estrelas, também conhecido como Calçada da Fama, são placas douradas com a assinatura de famosos que já passaram pelo Festival de Cinema de Gramado. Durante à noite são acesas pequenas luzes nas placas, que formam o Caminho das Estrelas. O mais indicado é visitar a atração em baixas temporadas, para poder aproveitar ao máximo a Calçada da Fama.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 2697
Horários de funcionamento: Todos os dias, 24h.

Caminho das Estrelas
Fonte: Rafa Pelo Mundo

Largo da Borges

O Largo da Borges reúne lojas e serviços em um só lugar. Localizado na Avenida Borges de Medeiros, o local possui lojas de doces, brinquedos, restaurantes e também é decorado durante o Natal.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 2727
Horários de funcionamento: Diariamente, das 10h às 19h.

Largo da Borges
Fonte: Portal Gramado

Espaço Tô de Férias

Inspirado no Selfie Gramado, o Tô de Férias é um espaço que reúne cenários perfeitos para as suas fotos do Instagram. São mais de 20 opções de cenários gratuitos para você soltar a criatividade e tirar fotos únicas.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 973
Horários de funcionamento:

Espaço Tô de Férias
Fonte: Desvie a Rota Blog

Mirante Morro da Polenta

Mais um mirante para a lista de passeios gratuitos. Com uma beleza única, o Morro da Polenta encanta a todos os visitantes de Gramado. É uma excelente opção para curtir um pôr-do-sol na cidade de Gramado.

Onde fica: Rua Vinte Um de Abril, Gramado – RS
Horários de funcionamento: todos os dias, 24h.

Mirante Morro da Polenta
Fonte: TripAdvisor

Estação Campos de Canela

Apesar de esse ponto turístico estar localizado em Canela, vale a pena o deslocamento até a cidade vizinha para conhecer o complexo que reúne lojas e restaurantes em um só lugar. Inaugurado em 2019, o local é popularmente conhecido como ‘A rua coberta de Canela‘ e é um ótimo passeio para se fazer na cidade.

Onde fica: Largo Benito Urbani
Horários de funcionamento: Diariamente, das 10h às 20h.

Estação Campos de Canela
Fonte: Canela

E aí, acho que agora dá para planejar o roteiro de Gramado com vários passeios gratuitos, né?

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´