Blog Laçador de Ofertas

Gramado ou Campos do Jordão?

portico gramado e campos do jordão

Qual é a melhor opção para uma viagem entre Gramado ou Campos do Jordão? Quais são as diferenças entre clima, gastronomia, altas temporadas e opções de entretenimento? Confira tudo isso e muito mais nesse post!

Gramado

Gramado é a cidade mais famosa da serra gaúcha. Com as ruas inspiradas nas cidades alemãs, também possui a gastronomia com raízes europeias. É muito conhecida pelo seu Natal Luz, evento durante os meses de dezembro e janeiro que tem como temática principal o Natal. Além disso, o inverno é muito presente na cidade, onde se você tiver sorte, pode ver uma neve caindo do céu!

Pórtico da cidade de Gramado

Fonte: Portal Gramado

Campos do Jordão

Campos do Jordão está localizada na serra Mantiqueira, no estado de São Paulo. Com arquitetura inspirada nas cidades alemãs, a cidade tem um tom alpino, sendo conhecida como a Suíça brasileira.

Pórtico da cidade de Campos do Jordão

Fonte: Recanto dos Sonhos

Altas e baixas temporadas

Gramado

Gramado tem sua alta temporada no inverno nos meses de junho, julho e agosto e no verão no mês de dezembro.
Durante os meses de inverno, a cidade tem como atração principal o frio e os restaurantes com pratos clássicos como fondue e café colonial.

Já em dezembro, a cidade ganha grande destaque com a cidade inteiramente decorada para o Natal, além do espetáculo Natal Luz. A cidade também possui parques temáticos como a Aldeia do Papai Noel, onde a temática do Natal é muito forte.

Nesses meses a cidade costuma lotar, gerando filas em restaurantes, parques e lotação máxima em hotéis e pousadas. Recomendamos reservar antecipadamente a hospedagem, e se possível os restaurantes e os parques.
Outra vantagem de Gramado também é a facilidade de viajar com crianças para a cidade. Além da gastronomia também atrair as crianças com fondues e pizzarias temáticas, a cidade também possui muitas atrações gratuitas e pagas, como parques temáticos de fábricas de chocolate, parques com temática natalina e também o famoso Museu de Cera.

Gramado no Natal Luz

Fonte: Café Viagem

Campos do Jordão

Assim como Gramado, Campos do Jordão também tem sua alta temporada nos meses de inverno, como julho, agosto e setembro. É a época do ano onde o frio está em alta na cidade e as chuvas estão tranquilas, o que colabora para passeios ao ar livre. As temperaturas na cidade variam entre 6° e 12 ° C.

Já para quem não curte tanto o frio, o recomendado é visitar a cidade durante a primavera, nos meses de outubro e novembro. Nessa época do ano a cidade registra temperaturas entre 10° e 22°C. Nesses meses a cidade está em baixa temporada, o que pode resultar em valores mais baixos em hospedagem, gastronomia e passeios no geral.

Durante o verão, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, é quando mais chove na cidade. Recomendamos portanto que você prefira outros meses para conhecer a região.

Campos do Jordão no inverno

Fonte: omnievento

Gastronomia

Gramado

A gastronomia da cidade é inspirada principalmente em seus colonizadores, sendo eles principalmente alemães e italianos.

Porém, o forte da gastronomia da cidade é o fondue e o café colonial, pratos muito apreciados na cidade. O primeiro prato citado tem a característica de ser acompanhado de taças de vinho da serra gaúcha, o que além de ser uma ótima opção de bebida, também ajuda a esquentar os clientes no frio da cidade. Se você ainda não conhece o famoso fondue de Gramado, confira aqui como funciona uma sequência tradicional de fondue.

Já o segundo prato relembra as raízes dos colonizadores da região. O café colonial tem como grande diferencial a abundância de pratos diversos e caseiros, como cucas, pães, bolos, salgados e bebidas diversificadas como sucos, refrigerantes e até mesmo o próprio vinho da região. Confira aqui o porquê do café colonial ser tão especial e requisitado na serra gaúcha.

Além disso, Gramado também é famosa por suas pizzarias temáticas, que encantam a todos que as visitam. Na cidade atualmente são 4 opções de pizzarias com temas como piratas – sendo a famosa Cara de Mau, selva – com a Kongo Pizzaria, magia – inspirada no filme Harry Potter – a Héctor Pizzaria e também outra pizzaria com tema das bruxas – a Toca da Bruxa. Além das decorações únicas e super divertidas, as pizzarias possuem sabores únicos de pizzas, tornando-se uma verdadeira experiência gastronômica!

Fondue La Famille de Gazon, em Gramado

Fonte: Laçador de Ofertas

Campos do Jordão

A gastronomia da cidade é inspirada em elementos típicos da região serrana, como trutas e pratos à base de pinhão. Além disso, o famoso fondue também faz sucesso na cidade.

Apesar da cidade possuir restaurantes muito bacanas e sofisticados, a gastronomia não é muito explorada, com poucos pratos típicos.

Bacalhau no restaurante Villa Gourmet, em Campos do Jordão

Fonte: Cidade e Cultura

Hospedagens

Gramado

Gramado possui ótimos lugares para se hospedar durante a sua viagem. Além dos clássicos hotéis com tudo o que é necessário para uma ótima hospedagem, a cidade também é rica em chalés e pousadas, que criam ainda mais um ar europeu para os turistas. Essas acomodações em geral também oferecem café da manhã incluso, mas o ideal é sempre pesquisar antes de reservar.

Em geral, existem hospedagens com opções para todos os bolsos, mas a hotelaria de Gramado costuma ser um padrão mais elevado e aconchegante que a maioria dos hotéis de outras cidades. É importante frisar que quanto mais estrelas o hotel tiver, mais elevado será o seu preço. Porém, no site do Laçador você encontra muitas hospedagens com descontos. No site Booking, por exemplo, a cidade conta com 1.088 hospedagens disponíveis, entre hotéis e pousadas.

Confira algumas indicações de hospedagem especiais do Laçador de Ofertas:

Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, hotel em Gramado

Fonte: Laçador de Ofertas

Campos do Jordão

Campos do Jordão possui muitas pousadas com estilo de chalé, que são aconchegantes e ideais para todo o tipo de turista. Cada uma possui uma média diferente de valor e também possui tipos variados de acomodações. No site Booking, por exemplo, a cidade conta com 623 hospedagens disponíveis, entre hotéis e pousadas.

Golden Park Campos do Jordão, hotel em Campos do Jordão

Fonte: Agoda

Principais pontos turísticos

Gramado

A cidade mais turística do RS também é famosa por seus pontos turísticos que agradam a todos os tipos de turistas. Além dos parques pagos, a cidade também possui parques gratuitos e as clássicas fábricas de chocolate da região.

Outro ponto turístico muito conhecido na cidade é o Lago Negro, um lago projetado e inspirado na Floresta Negra da Alemanha. O local é famoso por reunir os turistas para um passeio de pedalinho no lago, além da possibilidade de fazer um piquenique ao entorno do lago. Confira aqui um post com os principais passeios gratuitos de Gramado.

Lago Negro, Gramado

Fonte: Mala Pronta Gramado

Campos do Jordão

A cidade possui muitos parques que são belos pontos turísticos ao ar livre. Para quem ama natureza, esse é o passeio perfeito. Entre alguns parques populares estão o Parque Estadual Horto Florestal, o Parque Amantikir e o Morro do Elefante, que possui um teleférico a disposição dos turistas.

Além disso, também são pontos turísticos o Bondinho da cidade, que leva o viajante a conhecer a serra da Mantiqueira, e também o Borboletário Flores que Voam, um local totalmente diferente do comum, com mais de 35 espécies de borboletas.

Morro do Elefante, em Campos do Jordão

Fonte: Portal NetCampos

Principais atrações

Gramado

Já as atrações pagas não ficam para trás! A cidade possui o famoso complexo Dreamland – que reúne os parques mais legais da América Latina! Com 5 parques no total, a atração é um sucesso, principalmente com o famoso Museu de Cera. Com estátuas idênticas à vida real, o parque atrai muitos turistas durante o ano inteiro.

Outra atração muito popular na cidade é o Snowland, o parque com neve de verdade em Gramado! Nele é possível esquiar, patinar no gelo além de outras atividades incríveis e geladas!

Snowland em Gramado

Fonte: Catraca Livre

Campos do Jordão

Campos do Jordão também possui atrações pagas muito legais como Tour pela Cervejaria Artesanal Baden Baden, o Festival de Inverno da cidade, visitas às fábricas de chocolate, museus e parques de aventuras.
Além disso, anualmente também é realizada a Festa do Pinhal.

Cervejaria Artesanal Baden Baden, em Campos do Jordão

Fonte: Lá Vai Naná

Distância da capital mais próxima e facilidade de acesso

Distância de Gramado à capital – Porto Alegre

Gramado fica a 1h50 da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Para chegar até a cidade de carro é possível optar por dois caminhos, um pela rota mais rápida via RS-115 e outra pela Rota Romântica, que possui um caminho arborizado e muito atrativo, principalmente para os casais. Os dois caminhos tem seus prós e contras, mas o que chama atenção é a facilidade de chegada até Gramado. Confira aqui outros meios de transporte até a cidade mais famosa da serra gaúcha.

Distância de Campos do Jordão à capital – São Paulo

Partindo de São Paulo, é recomendado pegar o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) e seguir pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). A SP-123 possui semelhança com a Rota Romântica de Gramado: a beleza da sua vista. Com um mirante no quilômetro 44, a rodovia possui um vale que antecipa a beleza da cidade que o turista irá visitar. O deslocamento mais curto dura em torno de 2h30 partindo de São Paulo.

Opções de cidades próximas

Gramado

Outra facilidade da serra gaúcha é a quantidade de cidades turísticas perto de Gramado. Entre elas estão Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Cambará do Sul. Cada uma delas possui suas próprias atrações. Confira aqui um post completo onde você vai encontrar as principais atrações das cidades, a distância entre cada uma e Gramado e também a gastronomia da cidade.

Campos do Jordão

A cidade faz divisa com 2 estados, sendo eles Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de seu próprio estado, São Paulo. A partir disso, confira as principais cidades turísticas perto de Campos de Jordão:

  • São Francisco Xavier
  • Santo Antônio do Pinhal
  • São Bento do Sapucaí
  • Monte Verde

Conclusão

Gramado e Campos do Jordão são cidades muito bonitas, com muitas opções de atrações turísticas e hospedagens de alto nível. Porém, em alguns pontos, Gramado consegue ser melhor preparada para receber os turistas, além de ganhar no quesito da gastronomia e em atrações pagas, como parques.

Recomendamos que ao decidir o seu destino, você avalie todos os pontos importantes para a sua viagem, como a gastronomia da cidade, as atrações, a hospedagem e também a temporada que você vai viajar.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias

Receba os melhores descontos para Gramado

Open chat