Blog Laçador de Ofertas

Como Funciona Uma Sequência De Fondue em Gramado?

O fondue é um dos pratos mais tradicionais da serra gaúcha, mais especificamente de Gramado. Ele é originário da Suíça, em meados da Segunda Guerra Mundial. Mas, como será que funciona uma sequência tradicional de fondue? Confere neste post tudo sobre os melhores fondues de Gramado!

Sequência tradicional

Existem outros tipos de sequência de fondue, mas a mais popular é a tradicional, com opções de fondue de queijo, carne e chocolate.

Fondue de Queijo

A sequência é iniciada com o fondue de queijo. Nele, o queijo derretido é colocado dentro de uma panela de cerâmica levada para a mesa, juntamente com os acompanhamentos que costumam ser legumes como batatas pequenas, brócolis, cenoura e outros acompanhamentos diversos como pães e polenta frita.

Fondue de Carne

Após o fondue de queijo, vem a vez do fondue de carne. Nele, também é possível repor a panela de queijo para mergulhar as carnes. Aqui o diferencial é o preparo do prato principal, a carne.

Para preparar os 3 tipos de carne (que geralmente são frango, carne de porco e carne de gado), o cliente recebe uma pedra quente que possui um fogaréu embaixo, onde ele mesmo pode fritar sua carne, escolhendo o ponto que mais gosta.

Além disso, o fondue de carne também acompanha diversos tipos de molhos, como as especialidades da casa – que variam conforme o restaurante – e molhos artesanais como geléias de pimenta, conservas e os clássicos chimichurri e farofa.

Fondue de Chocolate

Finalmente, a hora da sobremesa chegou! Após todo esse banquete nas opções salgadas, a parte doce também não deixa a desejar!

O mais encontrado nos restaurantes é o chocolate ao leite, diretamente das lojas de chocolates tradicionais de Gramado. Mas também é possível encontrar restaurantes que servem chocolate branco durante a sobremesa.

O chocolate é servido da mesma maneira que o queijo, em uma panela com fogaréu embaixo. Aqui o diferencial são os acompanhamentos, que costumam ser frutas da estação, sendo as mais populares o morango e a uva, marshmallows e também wafers.

É importante frisar que todos os acompanhamentos podem ser repostos na mesa, além dos pratos principais como as panelas de queijo e chocolate e também as carnes. Por ser uma sequência, não existe limite do que pode ser reposto.

Qual a melhor bebida para acompanhar um fondue?
Em Gramado, é clássico que o fondue seja acompanhado de uma boa garrafa de vinho da serra gaúcha. Como o prato é degustado em maior quantidade no inverno, o vinho vem para trazer o gosto da uva e esquentar ainda mais o corpo.

E aí, nada combina mais com o frio da serra do que um belo fondue, né?

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat