Criado a partir do sonho de Ernesto Urbani, um mecânico que atendia serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor, ao visitar o Mundo a Vapor você dá a volta ao globo de uma maneira diferente.
A história do Mundo a Vapor
Na década de 20 existia um pequeno vilarejo chamado de Campestre Canella, que atualmente conhecemos como a cidade de Canela. Lá, a vida de toda a população girava em torno do trem que partia de Porto Alegre e seguia até a Serra, levando mantimentos para os habitantes.
Junto com Ernesto, viviam os seus três filhos, herdeiros do seu talento: Omar, Benito e Hermes. Eles cresceram em meio a oficina junto com seu pai e, consequentemente, se apaixonaram pelas máquinas e utilizavam-a como um laboratório para sua criatividade. Eles utilizavam as sucatas da oficina para criar máquinas a vapor em miniatura, fazendo-as de modo que elas funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas.
Em 1991 os filhos de Ernesto puderam transformar o sonho deles, e de seu pai, em realidade: o parque temático Mundo a Vapor foi inaugurado. O parque contém máquinas a vapor únicas no mundo, produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani.
Localização e horário de funcionamento
O parque é localizado na Avenida Dom Luiz Guanella, n° 1247 na RS-235, rodovia que liga Gramado a Canela. O parque abre todos os dias, das 9 até às 17.
História por trás da famosa fachada do Mundo a Vapor
A fachada do parque prende a atenção de todos que passam por ali, mas você sabia que é uma réplica de um acidente ferroviário de verdade?
Em 1895 em Paris, na França, uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, o que a fez atravessar uma parede e cair de uma altura de 12 metros, ficando pendurada por apenas um de seus doze vagões.
As atrações do parque
Maquete Linha Férrea
Uma maquete de sete metros reproduz a linha férrea que existia entre Porto Alegre e Canela, extinta no ano de 1963. O caminho que o trem percorria partia da capital gaúcha e ia até a serra, uma viagem que demorava cerca de sete horas para completar. A maquete mostra as belezas do percurso, revelando pequenos detalhes dos costumes locais e do modo de vida das comunidades de imigrantes por onde o trem passava.
Oficina
O parque conta com uma réplica da oficina da família Urbani, onde os três irmãos iniciaram suas pequenas engenharias e onde o amor pelas maquinarias floresceu. O espaço conta com peças originais utilizadas pelos irmãos.
Moinho de Pedra
Herança deixada pelos colonizadores italianos no Sul, através dele era produzido farinha de milho. A roda d’água do moinho é movimentada por duas pedras onde passam os grãos, que vão para a peneira e são transformados em farinha.
Siderúrgica
Réplica de uma siderúrgica da Alemanha de 1940, o ferro é produzido a partir da sucata bem na sua frente. Você poderá acompanhar o metal bruto sendo forjado, moldado e transformado em um vergalhão, peça utilizada na construção civil, dentro das vigas de concreto.
Fábrica de Papel
A menor fábrica de papel do mundo também é uma das atrações do parque. Ela foi construída pelos irmãos Urbani a partir de pedaços da esteira original de uma fábrica de celulose e papel existente em Canela, e a réplica funciona perfeitamente. Ela transforma a pasta feita a partir da fibra de madeira em papel, a pequena amostra é criada na frente do público e costuma ser entregue como lembrança.
Usina Termelétrica
No parque existe um cenário que exibe a forma de energia que mais cresce no mundo: a usina termelétrica. Cerca de 28% da energia nacional vem das usinas termelétricas, utilizando carvão mineral, biomassa, gás natural e outros recursos para a geração de energia. Esta é uma energia rápida em termos de produção, mas também a mais cara e poluente.
Passeio de Trem
Você também conhece como é a sensação e emoção de andar em um trem de verdade no Mundo a Vapor: em uma locomotiva de quatro metros e três vagões – com capacidade para até 12 pessoas em cada -, o trem percorre 270 metros em um lindo bosque.
O passeio é incluso no ingresso do parque e dura cerca de 5 minutos, podendo ser realizado tanto por crianças quanto por adultos. Você é transportado para outra época através do passeio.
E aí, vale a pena visitar o Mundo a Vapor?
Com suas atrações interativas que nos transporta para a década de vinte, o parque é um passeio para toda a família. É um museu que desperta a curiosidade de todos e proporciona “aulas” de história para seus visitantes. Então sim, com certeza vale a pena visitar o Mundo a Vapor.
E o mais importante, se você quer ir ao parque, vá de Laçador! Nós temos um desconto incrível em nosso site para o parque, só clicar aqui para dar uma conferida e garantir sua diversão.