Blog Laçador de Ofertas

Conheça o Mundo a Vapor

Criado a partir do sonho de Ernesto Urbani, um mecânico que atendia serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor, ao visitar o Mundo a Vapor você dá a volta ao globo de uma maneira diferente.

A história do Mundo a Vapor

Na década de 20 existia um pequeno vilarejo chamado de Campestre Canella, que atualmente conhecemos como a cidade de Canela. Lá, a vida de toda a população girava em torno do trem que partia de Porto Alegre e seguia até a Serra, levando mantimentos para os habitantes. 

Junto com Ernesto, viviam os seus três filhos, herdeiros do seu talento: Omar, Benito e Hermes. Eles cresceram em meio a oficina junto com seu pai e, consequentemente, se apaixonaram pelas máquinas e utilizavam-a como um laboratório para sua criatividade. Eles utilizavam as sucatas da oficina para criar máquinas a vapor em miniatura, fazendo-as de modo que elas funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas.

Em 1991 os filhos de Ernesto puderam transformar o sonho deles, e de seu pai, em realidade: o parque temático Mundo a Vapor foi inaugurado. O parque contém máquinas a vapor únicas no mundo, produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani. 

Localização e horário de funcionamento

O parque é localizado na Avenida Dom Luiz Guanella, n° 1247 na RS-235, rodovia que liga Gramado a Canela. O parque abre todos os dias, das 9 até às 17.

História por trás da famosa fachada do Mundo a Vapor

Fonte: Laçador de Ofertas

A fachada do parque prende a atenção de todos que passam por ali, mas você sabia que é uma réplica de um acidente ferroviário de verdade?

Em 1895 em Paris, na França, uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, o que a fez atravessar uma parede e cair de uma altura de 12 metros, ficando pendurada por apenas um de seus doze vagões.

As atrações do parque

Maquete Linha Férrea

Uma maquete de sete metros reproduz a linha férrea que existia entre Porto Alegre e Canela, extinta no ano de 1963. O caminho que o trem percorria partia da capital gaúcha e ia até a serra, uma viagem que demorava cerca de sete horas para completar. A maquete mostra as belezas do percurso, revelando pequenos detalhes dos costumes locais e do modo de vida das comunidades de imigrantes por onde o trem passava.

Oficina

Fonte: Laçador de Ofertas

O parque conta com uma réplica da oficina da família Urbani, onde os três irmãos iniciaram suas pequenas engenharias e onde o amor pelas maquinarias floresceu. O espaço conta com peças originais utilizadas pelos irmãos.

Moinho de Pedra

Herança deixada pelos colonizadores italianos no Sul, através dele era produzido farinha de milho. A roda d’água do moinho é movimentada por duas pedras onde passam os grãos, que vão para a peneira e são transformados em farinha.

Siderúrgica

Réplica de uma siderúrgica da Alemanha de 1940, o ferro é produzido a partir da sucata bem na sua frente. Você poderá acompanhar o metal bruto sendo forjado, moldado e transformado em um vergalhão, peça utilizada na construção civil, dentro das vigas de concreto. 

Fábrica de Papel

Fonte: Laçador de Ofertas

A menor fábrica de papel do mundo também é uma das atrações do parque. Ela foi construída pelos irmãos Urbani a partir de pedaços da esteira original de uma fábrica de celulose e papel existente em Canela, e a réplica funciona perfeitamente. Ela transforma a pasta feita a partir da fibra de madeira em papel, a pequena amostra é criada na frente do público e costuma ser entregue como lembrança.

Usina Termelétrica

No parque existe um cenário que exibe a forma de energia que mais cresce no mundo: a usina termelétrica. Cerca de 28% da energia nacional vem das usinas termelétricas, utilizando carvão mineral, biomassa, gás natural e outros recursos para a geração de energia. Esta é uma energia rápida em termos de produção, mas também a mais cara e poluente.

Passeio de Trem

Fonte: Brocker Turismo

Você também conhece como é a sensação e emoção de andar em um trem de verdade no Mundo a Vapor: em uma locomotiva de quatro metros e três vagões – com capacidade para até 12 pessoas em cada -, o trem percorre 270 metros em um lindo bosque. 

O passeio é incluso no ingresso do parque e dura cerca de 5 minutos, podendo ser realizado tanto por crianças quanto por adultos. Você é transportado para outra época através do passeio.

E aí, vale a pena visitar o Mundo a Vapor?

Com suas atrações interativas que nos transporta para a década de vinte, o parque é um passeio para toda a família. É um museu que desperta a curiosidade de todos e proporciona “aulas” de história para seus visitantes. Então sim, com certeza vale a pena visitar o Mundo a Vapor.


E o mais importante, se você quer ir ao parque, vá de Laçador! Nós temos um desconto incrível em nosso site para o parque, só clicar aqui para dar uma conferida e garantir sua diversão.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias

Receba os melhores descontos para Gramado

Open chat