Blog Laçador de Ofertas

Páscoa em Gramado e Canela

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A Páscoa é um evento cotadíssimo na serra gaúcha, e o mês de Abril é considerado alta temporada por isso. Turistas de diversas regiões do estado, país e até do mundo vem celebrar essa data especial. É por isso que hoje nós separamos algumas informações para que tu esteja ciente de tudo que acontece durante esse período em Gramado e Canela.

Fonte: Cleiton Thiele

As Cidades 

Durante toda a Páscoa em Gramado e Canela, os principais pontos das cidades são decorados, fazendo referência à Páscoa tradicional. Já em clima de celebração, é possível encontrar uma cidade lúdica e colorida, cenário ideal para fotografias, que empolga o público que passa pela Serra Gaúcha. 

Conheças as melhores hospedagens da cidade e economize! 

Antes das celebrações e eventos que tem seu início no dia 25 de março, Gramado e Canela estão em período de baixa temporada. Isso significa que há uma transição de períodos, então se pretende ir na Páscoa, saiba que tu vai se deparar com a alta temporada e um grande fluxo de pessoas. 

OBS: Lojas de chocolate como Caracol, Lugano, Prawer, Planalto e Florybal tornam-se paradas obrigatórias não só para compras como também para admirar a decoração de Páscoa.

Programação para Páscoa em Gramado 2022

  • Abertura Oficial – Orquestra de Violões de Gramado ocorrerá no dia 25/03, às 17h, no palco da Rua Coberta de Gramado;

  • Villa de Páscoa – ocorrerá todos os dias a partir do dia 26/03, às 10h, na Praça das Etnias;

  • Espaço Kids – Criamigos – ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, e os dias 01, 02, 03, 08, 09, 10, 14, 15, 16 e 17 de abril – o seu horário é às 14h, e sempre localizado na Rua Coberta;

  • Era uma vez…Páscoa! – ocorrerá nos dias 26 de março e 14 de abril, às 14h no Palco Rua Coberta. E nos dias 31/03, 02/04 e 17/04, ocorrerá às 17h na Villa de Páscoa;

  • Parada de Páscoa – Dias 26 e 27 de março, e também nos dias 01, 02, 03, 08, 09, 10, 14, 16 e 17 de abril. Sempre estarão ocorrendo às 15h, na Rua Borges de Medeiros da cidade;

  • A Origem da Páscoa – Estará ocorrendo no dia 26 de março, além dos dias 01/04, 03/04, 14/04 e no dia 16/04, sempre às 17h, localizado na Villa de Páscoa;

  • A Corrida – Ocorrerá nos dias 27 de março e 09 abril, tanto às 14h no Palco Rua Coberta quanto às 17h na Villa de Páscoa, mas também terá uma edição no dia 16/04, às 14h, também no Palco da Rua Coberta; 

  •  Escola de ajudantes do Coelho – Será nos dias 01/03, 03/03 e 17/04 às 14h, no Palco da Rua Coberta. E também ocorrerá nos dias 07, 10 de abril, às 17h, na Villa de Páscoa;

  • Corrida e Caminhada do Coellho – Ocorrerá dia 16/04 às 08h, na Rua Coberta e Ruas de Gramado;

  • Grande concerto de Páscoa com a Orquestra Sanfônica de Gramado – Ocorrerá no dia 17 de abril, às 11h30min, na Rua Coberta

Fonte: Cleiton Thiele

Os eventos

#A Villa de Páscoa é um ambiente que conta com diversos artesãos da região de Gramado que colocam para a exposição e comercialização os seus produtos. 

#A Corrida e Caminhada do Coelho é um momento de diversão para estimular a prática de atividades físicas dos participantes.

“A edição de 2022 contará com provas de corrida de 4km e 9km, além da modalidade kids para crianças até 14 anos. E também a prova de caminhada de 3km.”

Programação da Corrida e Caminhada do Coelho:

  • 15/04 das 15h às 18h30 – Entrega dos Kits na Expogramado;
  • 16/04 das 06h30 às 07h15 – Entrega dos Kits na Rua Coberta;
  • 16/04 07h45 – Concentração e Aquecimento na Rua Coberta;
  • 08h00 – Largada Corrida modalidades 04km e 09km;
  • 09h00 – Início Caminhada;
  • 10h00 – Largada Corrida Kids (Centro da Cidade);

Fonte: Páscoa em Gramado

Atenção: As inscrições vão até o dia 08 de abril!

Acesse aqui o regulamento: https://drive.google.com/file/d/1Gcn6jeSOXG2GWhOtCkZtyVl4vlbeMmkN/view

#ESPAÇO KID´S – CRIAMIGOS fica localizado na Rua Coberta, onde ocorre intervenções artísticas e lúdicas para toda a comunidade presente. 

#Parada da Páscoa – Aos fins de semana, a Avenida Borges de Medeiros recebe a Parada de Páscoa, que conta com a participação de diversos artistas, dando vida a um dos momentos mais mágicos da programação da Páscoa em Gramado.

Interativas e divertidas, as Paradas reúnem personagens, artistas caracterizados, belas alegorias, coreografias, música e, claro, muito chocolate.

#Casa do Coelho com a Presença do Coelho da Páscoa – A Villa de Páscoa é o local da Casa do Coelho. Venha fazer uma visita!

#Semana Santa – o Coelho estará presente na quinta, sábado e domingo. Na cidade, ocorrem diversas ações artísticas voltadas para a religiosidade da data. O evento que trata destes assuntos é o Gramado Aleluia, e irá promover duas ações: a Procissão de Ramos e a Procissão dos Passos.

1- Procissão de Ramos: O Gramado Aleluia tem início com a Procissão de Ramos, espetáculo que começa com uma marcha solene e culmina em oração, bênçãos e atos litúrgicos. O trajeto percorrido pela Procissão inicia na Praça das Etnias e segue até a Igreja Matriz São Pedro, e a celebração simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, momento em que o povo o acolhe, cantando e traçando um caminho com ramos e capas.

2- Procissão dos Passos: A tradicional Procissão de Passos ilumina a Avenida Borges de Medeiros com tochas e velas para encenar as últimas horas da vida de Jesus Cristo. O cortejo é um dos momentos mais importantes da programação de Páscoa na cidade e revive a história de Cristo, da prisão até a ressurreição, por meio da encenação e de alegorias, ao som de batidas de instrumentos musicais.

Antigamente chamada de Procissão do Senhor Morto, a romaria resgata rituais da idade média. Emoção e fé expressam a ação que é exercida por atores, equipe de produção e principalmente pela comunidade que conduz os carros alegóricos com os quadros vivos, tochas, estandartes e os incensários.

Programação para Páscoa em Canela 2022

A Páscoa em Canela 2022 tem seu início no dia 31 de março e dura até 24 de abril. Esse ano o tema do evento, escolhido pela prefeitura é “Uma mensagem doce à vida”. A cidade está preparada para proporcionar muitos momentos de alegria para os turistas! Serão 25 dias de evento, com 173 apresentações gratuitas.

Confira a programação: 

  • Casa do Coelho -O hall de entrada do Teatro Municipal será o palco onde o Sr. Coelho e seus ajudantes receberão os visitantes diariamente, das 14h às 19h.

  • Catedral de Pedra – Dois espetáculos com projeções e luzes acontecem diariamente na Catedral de Pedra: Mensageiros de Luz, às 20h e 21h e o Espetáculo Vida, às 20h30 e 21h30.

  • Vila de Páscoa (Praça João Corrêa) – Na praça João Corrêa acontecem diversas atrações. 

  • Um deles, no coração da cidade, o espetáculo Bruxarias na Páscoa, criado em 2019. Nele, um mago coelho, com uma história lúdica e dinâmica para a criançada, conhece a magia. O espetáculo ocorre nos dias 02/04, 05/04, 08/04, 18/04, todos às 15h

  • A Magia do Coelhinho é um teatro de bonecos, contando histórias lúdicas, nos dias 31/03, 04/04 e 11/04 às 15h e nos dias 03/04 e 09/03 às 16h

  • O Tombalho será outra das atrações, contando a história de um coelho atrapalhado que faz mágica. Acontecerá nos dias 01/04, 06/04, 12/04, 14/04 e 19/04 às 15h

  • O Novo Coelho da Páscoa é uma atração que conta a história do coelho da Páscoa, que quer se aposentar, e procura por um substituto. Ocorre nos dias 07/04 e 21/04 às 15h e nos dias 16/04 e 23/04 às 16h

  • O Sarau Lúdico será uma dinâmica para pais e filhos voltadas a temáticas de Páscoa, com atividades artísticas e estimuladoras para a criançada. Ocorre nos dias 10/04, 17/04 e 24/04 às 16h e nos dias 13/04 e 20/04 às 15h. 

  • Coelho Confeiteiro -A Academia Neusa Martinotto apresenta um espetáculo inédito, feito especialmente para a Páscoa de Canela 2022. “O Cortejo de Páscoa do Coelho Confeiteiro”, que junto com seus ajudantes, prepara um banquete de Páscoa repleto de guloseimas e ovinhos de chocolate para receber os visitantes que chegam na Cidade Encantada do Chocolate, convidando todos os presentes a se juntarem a eles em um cortejo ao amor e espírito de encantamento da Páscoa. Coelhos acrobatas e coelhos bailarinos fazem parte deste cortejo, que inicia em frente a Catedral de Pedra e segue até a Praça João Corrêa.

  • Atividades nos bairros – Duas atividades acontecerão nos bairros: o Choco Arte e a Caravana de Páscoa, que transformarão alguns locais da cidade com a magia da Páscoa, enchendo de alegria e diversão, junto com canto e dança para deixar esse momento ainda mais encantador. Os coelhos e seus amigos vão preencher esses momentos com brincadeiras e peripécias.

  • Procissão do Encontro – No dia 15 de abril, às 20h, com saída da Praça João Corrêa, acontece a Procissão do Encontro, um espetáculo de cunho religioso onde o público e a comunidade são convidados a acompanhar os últimos passos de Jesus, presenciando sua agonia, sofrimento, dor e principalmente seu amor por nós enquanto carrega a sua Cruz até a Igreja Matriz que será o cenário para a crucificação. A encenação, realizada por artistas da região, reúne teatro, dança e música emocionando e proporcionando ao público um momento de reflexão.

Obs: As descrições dos eventos encontram-se nos sites da prefeitura dos municípios de Gramado e Canela, respectivamente.
Conheça restaurantes de alto nível com o preço lá embaixo

O Clima

Neste período do ano, já estaremos vivendo os primeiros dias do outono, no começo dos dois eventos de Páscoa. Isso significa que os dias poderão ser mais quentes e as noites mais frias. Então é bom você preparar uma mala “mista”, com roupas para frio e calor.

Previsões para o mês de abril na serra gaúcha: 

E aí, vale a pena visitar Gramado na Páscoa?

Curtiu os passeios? Deseja organizar sua viagem? Confere o site do Laçador de Ofertas e garante teu desconto em bons restaurantes, passeios e hotéis! O Laçador de Ofertas é o melhor amigo do consumidor, sempre com diversas propostas, opções e ofertas para tornar tua viagem a Gramado ainda mais especial! 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat