5 pratos típicos do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer!

0

Se fosse preciso escolher uma só coisa pela qual os gaúchos são conhecidos, a escolhida seria a culinária! Muitos pratos que são famosos por todo o país, só existem em sua forma original aqui. Ou seja, temos lugares incríveis com sabores incomparáveis para você experimentar.

Se você quer saber quais são os cinco pratos típicos do Rio Grande do Sul que você não pode deixar de provar, confira abaixo!

1 – Churrasco

Com certeza este é o prato mais conhecido do estado! As churrascarias são praticamente ponto turístico em todo o Rio Grande do Sul e é difícil encontrar uma casa – ou até mesmo apartamento – que não tenha uma churrasqueira montada. Outros estados brasileiros tentam incorporar o prato à rotina, mas muitos reconhecem que o melhor churrasco é daqui!

Seja para reunir toda a família em casa aos domingos ou para comemorar o aniversário de um amigo em uma churrascaria, todo o tipo de situação aqui no Sul acaba em um belo churrasco. Afinal, é uma parte da nossa cultura!

cortando picanha no churrasco
Fonte: Gaúcho Eventos

 

Confira as melhores ofertas de Churrascarias em Porto Alegre e experimente!

 

2 – Arroz carreteiro

Chamada por aqui apenas de “carreteiro”, a receita vem lá do tempo em que os transportadores de cargas (carreteiros) atravessavam os pampas gaúchos em carros puxados pelos suínos. A versão tradicional leva apenas o arroz e o charque como ingredientes. Mas, hoje em dia, já existem outras versões.

São justamente essas adaptações que fazem o arroz carreteiro ser tão presente no dia a dia dos gaúchos, que usam desde a carne que sobrou do churrasco de domingo até outras carnes mais nobres para realizar a receita. Mas uma coisa é certa: fica delicioso de todas as formas!

arroz carreteiro na panela
Fonte: Destemperados

3 – Matambre recheado

Já deu para perceber que no Rio Grande do Sul se gosta bastante de carne, né? O matambre é um corte que fica na estrutura muscular do boi e é bastante é fino. Por aqui (e nos países vizinhos como Uruguai, Argentina e Paraguai), é bastante comum rechear este tipo de carne e servir como um prato. Entre os recheios mais comuns estão a linguiça, ovos cozidos, cenoura, pimenta e pimentão. Tudo isso, condimentado com azeite e sal, fica um prato espetacular!

matambre recheado
Fonte: Tastemade

4 – Tainha na taquara

Apesar da paixão pela carne vermelha, nós, gaúchos, também não dispensamos uma boa receita com peixe. Principalmente nas regiões litorâneas e das ilhas ao redor do Lago Guaíba, em que os frutos do mar são bastante comuns.

Aqui no Sul, a tainha, também conhecida como anchova em outros estados, é servida com bastante tempero e assada presa em um espeto de taquara – um tipo de bambu. Esse prato é o mais vendido na Festa do Mar, que é realizada a cada dois anos na cidade de Rio Grande.

tainha na taquara
Fonte: Central Sul de Jornais

5 – Café colonial

O café colonial se tornou tradicional no Rio Grande do Sul devido aos costumes dos imigrantes alemães no estado. No final das suas festas típicas, chamadas Kerb, que duravam três dias, era servido um café reforçado, que ficou conhecido como café colonial, já que os imigrantes eram divididos em colônias.

Com o tempo, os cafés coloniais se tornaram negócio e, hoje em dia, principalmente na serra gaúcha, atraem visitantes o ano todo. São mesas lotadas de pratos deliciosos como bolos, pães, as tradicionais cucas e outros doces e salgados. Além das geleias artesanais e das variedades de queijos, carnes e salames.

mesa de café colonial
Fonte: Laçador de Ofertas

 

Encontre as melhores ofertas de Café Colonial na Serra Gaúcha aqui!

 

E então, ficou com água na boca? Essas são apenas algumas das várias delícias da culinária gaúcha que fazem a fama do estado ao redor do mundo e que você só pode experimentar aqui. Portanto, na sua próxima visita ao Rio Grande do Sul, não deixe de provar essas delícias. E o melhor: com descontos exclusivos aqui do Laçador de Ofertas!

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´