Conheça a cidade de Bento Gonçalves e suas atrações turísticas!

0

Um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha fica na cidade de Bento Gonçalves e é feito através do Passeio Maria Fumaça.

Com a paisagem “bordada de parreiras” e a garra do seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante. Bento Gonçalves foi escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 polos indutores de turismo do Brasil, pois ela é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e tem como sua característica mais marcante a hospitalidade do seu povo.

Para os visitantes que desejam conhecer a estrada do vinho de Bento Gonçalves existem alguns passeios diferentes pela região.

Um Pouco Sobre o Passeio de Maria Fumaça

A Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de Trem.

A locomotiva leva então todos os turistas por um passeio pelas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi onde as pessoas apreciam um show artísticos gaúcho e italiano com muito suco de uva, espumante, vinho, cantoria e alegria! É pra se esbaldar e se divertir muito!

Próximo à estação da Maria Fumaça em Bento Gonçalves, você vai poder embarque em uma viagem junto aos imigrantes Lázaro e Rosa no Parque Temático Epopeia Italiana, um espetáculo repleto de história, cultura e emoção. O Parque tem 2000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para este espetáculo. O estacionamento é bem amplo, então fique tranquilo se você for de carro.

Quando você for ao passeio de Maria Fumaça vai encontrar duas lojas de souvenirs na estação, com uma variedade enorme de produtos para você se lembrar do passeio de Maria Fumaça e da sua viagem à Serra Gaúcha. Entre as opções, estão malhas, roupas personalizadas do Parque Temático Epopeia Italiana, artesanato, vinhos, espumantes e sucos de uva, vá preparado!

Você vai encontrar também a “Foto à Moda Antiga”, que é uma ótima oportunidade para você se sentir um típico imigrante, usando as roupas de época, é bem engraçado voltar no tempo dos nossos avós e bisavós!

Uma Breve História da Maria Fumaça

A malha ferroviária chegou à região do Vale dos Vinhedos logo no início do século XX, e facilitou o escoamento da produção de vinho, queijo e demais produtos locais para as cidades vizinhas, o que melhorou de forma significante a economia dos municípios da região.

A linha entre Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada 10 anos depois, em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70, passando a levar apenas cargar a partir daí, até a metade dos anos 90.

Em 1992 a Giordani Turismo foi fundada com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. No início a manutenção da malha e da locomotiva era realizada em parceria com a Rede Ferroviária Federal, mas após a privatização da Rede Ferroviária, a Giordani Turismo passou a ser responsável por toda manutenção e conservação dos equipamentos, da linha ferroviária e das estações e prédios ferroviários.

Opções do Passeio de Maria Fumaça com Desconto

Curtiu o que vai encontrar no passeio de Maria Fumaça? Bom, o próximo passo é encontrar o pacote ideal pra você e sua família, certo?

Você tem várias opções, pode ir direto com a Giordani Turismo, que é a mantenedora do local a partir dessa oferta aqui, que é a mais em conta, por ser apenas o passeio.

Uma outra possibilidade é o Tour da Uva e do Vinho com o passeio de Maria Fumaça, realizado pela Citral Turismo, especialista em Serra Gaúcha a 65 anos.

Nesta oferta você terá: Tour Uva e Vinho + Almoço + Passeio Maria Fumaça + Visita à Epopéia Italiana + Visita à Vinícola + Visita à Queijaria + Visita à Tramontina! Tudo isso com reserva garantida através do site.

O passeio Maria Fumaça ainda apresenta a área central de Nova Petrópolis e também dá uma passada pelos vinhedos da Vinícola Garibaldi.

Na visita às queijarias da região, onde são produzidos “queijos italianos artesanais”, você pode degustar os queijos durante todo o passeio de trem na Serra Gaúcha.

É uma opção bem completa, onde você vai curtir o dia inteiro mesmo. Se você optou por esse passeio, não precisa se preocupar com transporte até a estação, pois a agência te busca no hotel que você está hospedado e ao final do passeio os leva de volta. Só é muito importante que você combine onde você quer ser buscado pela agência, ok?

O passeio promovido pela Lunkes Turismo também dura o dia todo e a parada para o almoço é no Restaurante Nono Madiero. Criança até 05 anos e estiverem acompanhada por dois adultos não paga.

A visita à Vinícola Milantino tem uma taxa de R$20,00, porém R$15,00 retornam em créditos para os visitantes na loja de vinhos, então se você for um amante do vinho, vai aproveitar muito!

maria-fumaca-vinho

E aí, conte-nos o que você acha ou achou do passeio de Maria Fumaça! Já visitou? Pretende visitar? Deixe seu comentário.

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´