Gastronomia com Muita Diversão na 27º Festa da Colônia de Gramado

0

No dia 27 de abril foi iniciada a Festa da Colônia de Gramado. Na 27º edição, a Festa ocorrerá no dia 14 de maio, no ExpoGramado..

Os descendentes de colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram a quem estiver em Gramado o sabor único e delicioso da culinária tradicional e produtos típicos da região, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais.

O grande destaque desta edição serão os Fornos de Barro, com preparo diário de cucas e pães, feitos por oito famílias do interior de Gramado. O Café da Nonna apresenta uma casa do interior servindo um autêntico café colonial, devidamente atendida pela Família Foss, da Linha Bonita.

A Festa da Colônia contará com diversas atrações musicais, de bandas e grupos folclóricos da região. Nos Jogos Rurais, além da tradicional competição de bocha e canastra, a novidade deste ano será a inclusão do torneio de cartas ‘66’.

Os visitantes podem conferir as finais dos Jogos Rurais e as atividades oferecidas pela Escolinha Rural (Cozinha da Nonna, Brincando na Colônia e Abrindo o Baú).

Outra novidade será que as competições serão abertas em geral e não mais apenas para os moradores.festa da colônia

Nos dias 6 e 13 de  maio acontece o tradicional Desfile Cultural de Carretas.

Mais de 30 carretas, puxadas por bois, conduzidos por colonos, desfilam pelas principais ruas da cidade.

Um evento tão rico em cultura e tradição ajuda a manter a identidade do agricultor.

Também preserva os usos e costumes herdados pelos descendentes dos colonizadores e estabelecer a integração entre o homem do campo e o turista.

Você pode conferir uma festa típica alemã na Noite Alemã ou comer em um verdadeiro restaurante alemão na Serra, como o Restaurante Fritz Haus.

Um pouco sobre a Cuca Alemã

A “Cuca” na Alemanha é chamada de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”.

Em alemão, Kuchen significa “bolo” e Streusel significa “granulado” ou “flocos”, traduzindo Cuca de Farofa. O nome “cuca” vem do próprio som da palavra alemã.

O bolo Kuchen é uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga e vendida como uma tradicional e genuína receita.

Os principais ingredientes da farofa são: farinha, açúcar e manteiga, em algumas farofas também se colocam raspas de limão.

Hoje, as variações, que fazem a cabeça e o estômago dos apreciadores da tradicional receita são diversas. Já tem até a versão salgada.

A cobertura vai de uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata e as salgadas de linguiça. Agora você encontra até as versões Gourmet, com sabores do tipo KitKat, bombom, branquinho e negrinho, entre vários outros.

festa da colonia
Tradicional cuca de uva na festa da colonia

A Cuca ganhou o Sul do país e está presente na Festa da Colonia


A cuca aparece primeiramente na antiga Silésia. Seguiu para a Prússia de onde um considerável número de imigrantes alemães saíram para construir vida no Sul do Brasil. 

A cuca então chegou ao Brasil por meio destes imigrantes. Ela é essencialmente, um “bolo-pão” tradicional da Alemanha e que passou a fazer parte do cardápio cotidiano no Rio Grande do Sul desde a imigração alemã.

Antigamente a cuca era um prato raro, e só era servido em ocasiões especiais como Natal, Páscoa, dias nacionais, etc.

Isso se devia em razão da matéria prima principal (farinha e açúcar) serem caros.

Apenas mais tarde a cuca se tornou popular em toda Alemanha. Ela sempre foi servida com as frutas da sua estação como uvas, ameixas, damasco, peras, maçãs, cerejas…

Os fatores que alavancaram o sucesso da cuca foram basicamente a praticidade do preparo e o custo dos ingredientes. Esses ingredientes oferecem um sabor levemente adocicado, beirando a neutralidade e combinam com qualquer fruta, geleia ou a famosa chimia (Schmier) da região.

E aí, bateu uma vontade de subir a serra para conferir a Festa da Colônia? Aproveite e já garanta cupons para parques, restaurantes e hotéis com desconto lá nosso site!

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´