Culinária da Serra Gaúcha: 5 refeições para experimentar!

0

A maioria das cidades da Serra Gaúcha foram colonizadas por imigrantes alemães ou italianos. Por isso, até hoje podemos desfrutar de vários resquícios da cultura desses dois povos, como a arquitetura, o idioma, as danças e festas… Mas, principalmente, a herança da culinária farta e saborosa!

São diversos pratos deliciosos, desde o café colonial até o fondue, que você definitivamente precisa conhecer! Por isso, nós, do Laçador de Ofertas, separamos as 5 melhores refeições para experimentar quando viajar para as cidades da Serra do Rio Grande do Sul!

Café Colonial

Culinária Serra Gaúcha
Fonte: Quora

 

Degustar o café colonial já é praticamente uma tradição culinária da visita à Serra Gaúcha. Alguns estabelecimentos o servem tanto pela manhã quanto à tarde. Sugerimos que você já comece o seu passeio pelo café colonial, pois não há nada melhor do que iniciar o dia com uma mesa farta de delícias, entre elas:

  • Pães e cucas: você encontra uma diversidade que vai do pão francês ao pãozinho recheado, e da cuca simples às cucas recheadas com os mais diversos sabores!
  • Queijos, salames e frios: os queijos servidos são de vários tipos e em fartura, assim como os salames, presuntos e demais frios. Tudo sempre fresquinho!
  • Geleias: de morango, uva, laranja… Pode ter certeza que você vai encontrar a sua geléia favorita posta na mesa! E o mais legal é que, em muitos lugares, existem as opções de geléias light e diet.
  • Tortas: tortas típicas de cada cultura, assim como uma grande variedade de sabores. Além disso, você também encontrará bolos e doces!
  • Chás, cafés e chocolates quentes: e para acompanhar muito bem a comilança, nada melhor do que poder escolher entre um chá bem quentinho, um café passado na hora ou um chocolate quente com o sabor único dos chocolates da Serra Gaúcha!

Galeto

Culinárias Serra Gaúcha
Fonte: CliclRBS

 

Se você quer um almoço saboroso e com o gostinho da Itália, indicamos que faça uma parada e experimente os galetos! São vários restaurantes tradicionais, chamados de galeterias, que trazem um pouco da cultura italiana para a mesa. Além do galeto como prato principal, são servidos outros acompanhamentos: massas, polentas, saladas, molhos, bacon e por aí em diante!

Conheça 6 Pratos da Culinária Italiana!

Fondue

Culinárias Serra Gaúcha
Fonte: Pinterest

 

Além da influência alemã e italiana, também encontramos uma refeição deliciosa e que tem origem na Suíça: o fondue! Você pode fazer uma parada para o lanche da tarde ou uma refeição do fim do dia e se deliciar com as opções doces e salgadas do prato.

As mais comuns são: queijo derretido, acompanhado de pãezinhos e salames, e o irresistível chocolate da Serra, derretido para comer com frutas, principalmente com morango.

Conheça 3 lugares incríveis para comer fondue na Serra!

Sopas

Culinárias Serra Gaúcha
Fonte: Pinterest

 

Uma deliciosa opção para o jantar – ou até mesmo almoço, principalmente quando está frio – são as sopas da Serra Gaúcha. Além das tradicionais e de capelleti, servidas em pratos fundos ou tigelas, você também encontrará as famosas sopas servidas dentro de pães. Em geral, os estabelecimentos ainda oferecem acompanhamentos para as sopas, como pãezinhos, queijos e vinhos.

Chocolates

Culinárias Serra Gaúcha
Fonte: Pinterest

 

E, para finalizar seu passeio com chave de ouro, passe em alguma lojinha e experimente os chocolates tradicionais de Gramado e Canela! São muito famosos, além de por seus diversos sabores, por serem muito superiores aos “chocolates comuns”. E, ninguém fica de fora da degustação, pois é possível achar opções diets.

Para aproveitar melhor a viagem, descubra um Roteiro Gastronômico em Gramado e Canela!

Também não deixe de provar o delicioso chocolate quente que só existe na Serra Gaúcha. Além de estar presente em cafés coloniais e lojinhas de chocolate, também pode ser encontrado em lancherias e cafés!

Culinárias Serra Gaúcha
Fonte: Pinterest

 

Agora que você já sabe as principais refeições que não pode deixar de fazer ao visitar a Serra Gaúcha, nós, do Laçador de Ofertas, te desejamos um bom apetite e uma ótima viagem!

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´