Como Aproveitar Melhor sua Visita à Serra Gaúcha

0

Se você quer sair um pouco da loucura da cidade grande e passear como se estivesse na Europa sem tirar passaporte e pagar em euros a melhor opção é a região da Serra Gaúcha no sul do Brasil!

A região é especializada em lazer, gastronomia e entretenimento e tem uma excelente estrutura para turismo. É uma viagem que sempre vai ter deixar com gostinho de quero mais, por ter tanta opção do que fazer, e que com certeza você só realmente aproveita e descansa se for com tudo bem planejado.

A Serra Gaúcha é um destino muito procurado por pessoas de todas as partes do Brasil, amantes de um friozinho, um ótimo vinho e a sensação de estar em outro país que Gramado, Canela e Nova Petrópolis nos trazem. Quando dá o primeira queda na temperatura o fluxo de turistas aumenta consideravelmente, no inverno então, as cidades lotam (você tinha que ver na primeira neve de 2017, em Julho)!

Separamos então algumas dicas para te ajudar a planejar e aproveitar melhor sua visita à Serra Gaúcha.

Quais as Melhores épocas para viajar?

Antes de tudo, é interessante escolher a época que você vai visitar a região.

A alta temporada, e consequentemente a melhor época para visitar a Serra e aproveitar um delicioso fondue na pedra ou aquele tradicional chocolate quente é durante o inverno, onde as temperaturas ficam próximas a zero graus.

Junho e Julho são as épocas mais procuradas, onde a experiência de tomar um bom vinho perto da lareira curtindo aquele clima Europeu se intensifica.

Nos feriados a cidade sempre enche, faça sol ou chuva. Na Páscoa, as mais de 40 chocolaterias produzem e vendem seus chocolates especiais e no Natal o espírito natalino e as decorações do Natal Luz é o que chamam os visitantes.

No Verão, é bom você se preparar para o calor, e prepare também sua câmera para fotografar as muitas hortênsias pelo caminho!

Se quiser fugir da alta temporada e garantir um passeio mais tranquilo e sem tanta gente, a sugestão é planejar a viagem para os meses de Janeiro a Maio ou Setembro a Outubro. Além dos preços dos hotéis e restaurantes serem mais em conta nessas épocas (ainda mais com os descontos do Laçador de Ofertas), você consegue passear tranquilo e aproveitar a paisagem.

Como chegar e andar pela cidade?

Se você estiver vindo de outro estado, obviamente deverá escolher passagens de avião, o ideal é que você procure com antecedência, e se quiser economizar, escolha como destino o aeroporto Salgado Filho, pois o de Caxias do Sul é um tanto quanto mais caro.

Quando chegar ao sul, a melhor opção para ir até a Serra Gaúcha é alugar um carro, pois te dará liberdade e independência para explorar a cidade (coisa que você não consegue fazer a pé, pois algumas atrações são distantes umas das outras).

Saindo do Aeroporto, você pode pegar várias estradas, e sugerimos procurar as melhores rotas no Google Maps (pois vai depender da época e condições das estradas no período que você for viajar).

Caso não seja possível ir de carro, há a opção de subir a serra de ônibus, mas dentro da cidade você ficará dependente de táxis e micro-ônibus.

centro-gramado

Como escolher onde se hospedar?

Em questão de hospedagem, os hotéis mais próximos do centro de Gramado, pela proximidade da famosa Rua Coberta. Mas se hospedar em hotéis um pouco mais afastados do centro podem te facilitar a vida na verdade, principalmente na Alta Temporada, quando o trânsito fica lento nas principais ruas próximo a Borges de Medeiros.

De qualquer maneira, como comentamos acima, você vai acabar precisando de carro para ir em praticamente todos os pontos turísticos. Então ficar mais afastado pode ser na verdade um verdadeiro trunfo, além de você poder dormir longe da muvuca do centrinho. Inclusive, alguns dos hotéis e pousadas mais charmosas e encantadores são mais afastados do centro da cidade.

Quanto antes você fizer sua reserva no hotel escolhido, mais tranquilo sua viagem fica. O ideal é fazer com pelo menos três ou até quatro meses antes, mais perto que isso você já começa a ficar sem opções. No Laçador, caso você tenha algum imprevisto, sempre pode pedir o cancelamento em crédito para poder escolher outro hotel da sua preferência, desde que dentro do prazo estipulado na oferta de cada hotel.

Algumas sugestões de hotel são: Hotel Fazenda Pampas, Petit Casa da Montanha, Grande Hotel Canela, os Hotéis da Rede Encantos e Cercano.

Como escolher seu Restaurante?

Na hora de escolher a alimentação, o ideal é ter claro a faixa de preço que você pretende gastar e que tipos de experiências quer ter. Por mais que Gramado seja uma cidade turística, existem restaurantes para todos os gostos, do mais simples ao mais requintado.

Cafés Coloniais

cafe-colonial-serra-gaucha

Existe uma variedade enorme de cafés coloniais na Serra Gaúcha, com preços variando entre R$20 até R$80 por pessoa, vai depender do que você está disposto a pagar. O que muda é a qualidade dos pães, porque em questão de quantidade, na maioria dos cafés você come até não poder mais!

Como sugestões temos o Gramado Café Colonial, o Café Colonial Coelho, Café Colonial Torre e para quem quer experimentar um cafezão sem gastar muito, o Green House com sua simplicidade acolhedora já está de bom tamanho.

Fondues

fondue-pedra-gramadoVocê não pode deixar de comer os famosos Fondues na pedra que a Serra Gaúcha oferece. Aquele queijo derretido com diversas carnes nobres e acompanhamentos ganham qualquer noite.

Você pode visitar o requintado Le Swiss ou os famosos St. Haubert.s e Merlot. 

 

 

Buffets, Pizzarias e Hamburguerias

Depois que você aproveitar a tradição de comer Café Colonial e Fondue, você pode garantir suas refeições diárias com ofertas de Buffets, Pizzarias e Hamburguerias.

O buffet Scur é sensacional em questão de qualidade e variedade. Você tem a opção também de comer uma deliciosa Parrilla no Borbulhas ou se não quiser arriscar, vá de pizza com a Cara de MauThe Petit. Você também tem opções de restaurantes especializados em massas, sopas, grelhados e muito mais.

E as opções de entretenimento na Serra Gaúcha?

Essa é a parte mais fácil, uma vez que a maioria dos parques não pede horário agendado e fica mais de encaixar no cronograma.

De qualquer maneira, é sempre bom planejar quais os passeios você pretende fazer e que parque pretende visitar de antemão. Porque quando você estiver lá, se não souber quais parques existem e quais visitar, você acaba não visitando nenhum. Já aconteceu comigo.

Duas sugestões imperdíveis: Aproveite 5 atrações com 1 ingresso no Dreamland ou pilote o carro dos seus sonhos no Salão Super Carros.

Com todas essas dicas, fica fácil se organizar para sua próxima viagem à Serra Gaúcha, não é mesmo? O que achou das dicas? Conte-nos como você prefere viajar: Se organizar antes de viajar ou gosta de viajar e ver o que vai fazer na hora?

 

 

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

´