Blog Laçador de Ofertas

Conheça 6 pratos típicos da culinária italiana!

Dicas de comidas típicas italiana

Como você deve imaginar, a culinária italiana vai muito além do macarrão e da pizza! São vários pratos maravilhosos que já fazem parte da nossa cultura e que provavelmente você já até experimentou e talvez não saiba a origem. Preparamos esse conteúdo para mostrar a você um pouco mais da história de seis pratos típicos italianos que são de comer ajoelhado. Confira!

1 – Risoto

Risoto - Dicas de comidas típicas italiana

A tradução literal da palavra risoto é arrozinho ou pequeno arroz. Os historiadores contam que os sarracenos (árabes e muçulmanos) que dominavam o norte da Itália, em torno do século XI, trouxeram o grão usado para a preparação do prato.

O segredo para o sucesso na receita é o tipo de arroz, sendo os mais usados o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano. Hoje o prato é famoso no mundo inteiro e é feito de diversas formas e com ingredientes diferentes.

2 – Bruschetta

Bruschetta - Dicas de comidas típicas italiana
Fonte: Site de Beleza e Moda

A origem da Bruschetta vem desde os trabalhadores dos olivais, que aproveitavam as sobras de pão e as regavam com azeite recém-extraído. Ao longo do tempo, a receita foi se aperfeiçoando, mas mantendo sempre esses dois ingredientes – pão e azeite – como principais.

Hoje, a Bruschetta é um antepasto bastante conhecido nas versões que incluem tomate, manjericão, alho, orégano e azeite. Além de ser uma delícia, é muito fácil de fazer e tem a grande vantagem de poder ser personalizada com os ingredientes preferidos de cada um.

3 – Polenta

Polenta - Dicas de comidas típicas italiana
Fonte: Me Gusta

A principal história sobre a origem da polenta conta que Cristóvão Colombo encontrou aqui, nas Américas, o milho e o levou para a Europa. A partir disso, os camponeses descobriram que adicionando sal e água, a farinha de milho virava um alimento que era capaz de matar a fome: a polenta!

Com o tempo, a receita foi sendo aprimorada e ingredientes como leite, manteiga, queijo e carne foram adicionados. Atualmente, várias combinações são feitas com o alimento, que se tornou conhecido e amado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil!

4 – Pão Ciabatta

Pão ciabatta - Dicas de comidas típicas italiana
Fonte: Mago das panelas

Os pães fazem parte de muitas épocas da história da humanidade e não seria diferente na cultura italiana. O nome Ciabatta significa chinelo quando traduzimos e isso porque esse é um pão com formato achatado e alongado.

Conta-se que o nascimento dessa receita deu-se numa época de dificuldades, em que a população procurava formas de fazer pão com pouca farinha. Desde lá, a ciabatta tem como característica uma massa leve com casca crocante. Delicioso!

5 – Lasanha

Lasanha - Dicas de comidas típicas italiana
Fonte: Universo Jatoba

Apesar de não se saber concretamente a origem da receita, a lasanha é considerada um prato tipicamente italiano. Isso porque as principais versões da receita, apreciadas até hoje, foram criadas por lá.

Aqui no Brasil também é comum vermos esse prato nas nossas mesas, com diversos recheios diferentes. E talvez seja essa a maior vantagem da lasanha: você sempre pode adaptar conforme suas preferências!

6 – Gelato

Gelato - Dicas de comidas típicas italiana
Fonte: JJ

O gelato italiano é o toque doce na culinária da Itália. A grande diferença em relação ao sorvete comum é que o gelato é bem menos industrializado. Na sua produção, não costuma-se utilizar corantes nem conservantes, além de ser sempre feito com frutas da estação e ingredientes frescos.

Assim, a textura fica bem mais cremosa e a sobremesa é menos calórica. Existem vários sabores do tradicional gelato e vale a pena experimentar para descobrir as diferenças no paladar!

Deu até água na boca, não é mesmo? A notícia boa é que o local perfeito para saborear esses pratos não fica muito longe: a Serra Gaúcha! Por lá, justamente pela colonização italiana de algumas das cidades, é muito fácil de encontrar um gostinho da Itália.

Quer saber mais? Então leia sobre Como aproveitar melhor a sua visita à Serra Gaúcha!

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias

Receba os melhores descontos para Gramado

Open chat